28.8.09
Era para viralizar, mas não viralizou
Kofi Annan apresentou a proposta na última edição do Festival de Cannes, e agora ela chega ao Brasil: a Campanha Global de Ações pelo Clima, ou campanha TCK TCK TCK, aqui conhecida por Tic Tac.
Mas o que é essa campanha?
A ação, tamanho G (de global) tem parceria de órgãos da sociedade civil para conscientizar a comunidade mundial sobre um novo acordo sobre mudanças climáticas. Esse acordo deve ser feito durante a Conferência das Partes em Copenhagen, Dinamarca, que vai de 7 a 18 de dezembro. Daí vem o nome, do som de um relógio (se você é suficientemente velho para reconhecer o ruído analógico desse acessório), aludindo à contagem regressiva para o início da Conferência.
Para sensibilizar os brasileiros a aderirem à proposta, diversas ações estão sendo propostas, entre elas a instalação de grandes relógios de contagem regressiva (opaaaaaa, levanta a mão quem lembrou disso) em dez capitais.
A campanha traz anúncios em revistas como Veja, comerciais exibidos na Globo e – olhem só - ações de marketing viral (!).
Bom, eu queria saber onde, realmente, a campanha “viralizou”. O comercial, que de acordo com a imprensa especializada seria veiculado na Globo, não foi postado no Youtube. O site brasileiro da ação achei por acaso num post de uma entidade social (pois matérias da imprensa especializada - ela, mais uma vez - citavam o site internacional da campanha). A proposta mal apareceu nos treand topics do Twitter (não cheguei a contar dez twittadas).
O mais inusitado é isso ocorrer tendo uma agência especializada em marketing viral contratada. Sinal de que as promessas feitas por pseudo-agências às marcas em geral finalmente chegou ao Terceiro Setor, o que é ainda mais grave, visto que essa área dispõe de parcos recursos e poucos profissionais que realmente sabem avaliar a efetividade real de ações para divulgar suas causas.
Sinal de que devemos iniciar a contagem regressiva para acabar com os maus profissionais do setor. Do nosso, o publicitário.
Em tempo: a inauguração dos relógios e outras ações acontecem nesse fim de semana, mais precisamente amanhã. Para participar do abaixo-assinado da campanha, acesse.
Fonte: Meio&Mensagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário